AMY MAITLAND
Formada em Design Gráfico, atua como ilustradora e designer. Em seus trabalhos, procura mesclar técnicas digitais e manuais para criar composições lúdicas com cores vibrantes e texturas diferentes. Seu portfólio abrange desde a magia do universo infantil na literatura até projetos publicitários e editoriais. Em 2022, recebeu o prêmio Design for a Better World, do Centro Brasil Design, pelo projeto da Revista Ibi.
ANITA PRADES
Nasceu na capital de São Paulo, onde vive e trabalha. Além de seu trabalho nas artes visuais, atua como escritora, educadora e atriz. É colaboradora da Emília, plataforma digital voltada para a atualização e difusão de conhecimento sobre temas literários e formação leitora. Contar e ouvir histórias são suas atividades preferidas, pois acredita que elas oferecem caminhos muito potentes para a conexão entre imaginação e emoções.
ALEXANDRE DE CASTRO GOMES
Carioca, é especialista em literatura infantil e juvenil, professor de escrita criativa e de história da literatura infantil e juvenil brasileira. É membro do grupo de pesquisa CNPq ENLIJ e do NELIJ UERJ e ex-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).
Autor de dezenas de livros publicados no Brasil e no exterior, suas obras já receberam várias distinções, entre as quais os Selos Cátedra 10, pela Cátedra de Leitura Unesco da PUC-Rio, o Altamente Recomendável, pela FNLIJ, o Prêmio Cidade de Manaus de Teatro Infantil, o Selo da Lagarta da AEILIJ, como finalista de melhor texto de literatura infantil, além de outras premiações e citações em listas de excelência como as do Prêmio Internacional da Fundación Cuatrogatos e dos prêmios literários da Biblioteca Nacional.
ALÊ MOTTA
Nasceu em São Fidélis, no interior do estado do Rio de Janeiro. Arquiteta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alessandra Motta teve sua estreia como escritora em 2017. Além de obras infantojuvenis, dedica-se, sobretudo, à produção de contos e microcontos.
ANA PAULA FRANZONI
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1986. Desde muito nova, amava desbravar as curiosidades da vida, e a partir delas criava histórias, a maioria com imagens. Tornou-se ilustradora em 2021, depois de se reencontrar com os livros infantis no seu maternar. Desde então, encontrou sua vocação e não se imagina fazendo outra coisa. Quando não está ilustrando gosta de ficar agarradinha com sua família, de preferência em meio a natureza e comendo pão de queijo.
ANA RAPHA NUNES
Nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se ainda na infância para Curitiba. Desde criança, sempre viveu cercada pelas histórias. Sua paixão pelos livros a fez cursar Letras. Tornou-se professora e, em suas aulas, sempre despertava sonhos nas asas da Literatura. Em 2015, lançou sua primeira obra. Pouco depois, passou a visitar escolas espalhadas pelas veredas do Brasil, realizando palestras para professores e estudantes. Um de seus livros foi finalista na categoria infantil do Prêmio Jabuti em 2019. A autora leva em sua bagagem o amor pelas palavras.
ANABELLA LÓPEZ
Nascida em Buenos Aires, na Argentina, Anabella vive no Brasil desde 2013. Escritora e ilustradora, Anabella formou-se em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires, onde também atuou como professora. Em 2013, fundou a Usina de Imagens, uma escola de ilustrações, na cidade de Recife. Com mais de vinte livros publicados, suas obras foram editadas em diversos países, como México, Canadá e França. Ganhou o prêmio Jabuti, o selo Cátedra Unesco, na categoria Distinção, além de receber o selo Altamente Recomendável 2018, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
BIRY SARKIS
Adriano Rodrigues Sarkis nasceu no interior de Minas Gerais e sempre gostou muito de desenhar. Certo dia, criou um personagem, o Birygui, que, a partir daí, o acompanhava em seus desenhos. Birygui ficou tão presente no trabalho do ilustrador que se tornou o seu apelido e, com o tempo, virou Biry. Apesar de se interessar por desenho desde muito cedo, Biry só mergulhou de vez nessa arte quando chegou a São Paulo, desenhando para livros didáticos e revistas. Nesse meio, conheceu a literatura para crianças, na qual seus desenhos se encaixaram de forma lúdica e, assim, passou a ilustrar histórias de vários autores. Sem estudos formais, aprendeu desenhando, e seu trabalho se formou com base nas boas experiências que desenvolveu. Também desenhou e criou passatempos para a revista Recreio durante dez anos. Três de suas ilustrações receberam o Prêmio Abril.
BILL BORGES
Ilustrador e escritor de Penápolis, interior de São Paulo, Bill Borges fez magistério antes de ser formar em Design. Ilustrou muitos livros de literatura e alguns didáticos, somando mais de setenta títulos. Como autor, publicou oito obras. Atualmente, mora em São Paulo e cria histórias e desenho quase todos os dias.
BLANDINA FRANCO
Nasceu em Barretos, no interior de São Paulo. Escritora de livros infantis e infantojuvenis, já publicou mais de cinquenta livros em parceria com o marido, o ilustrador José Carlos Lollo. Com obras publicadas em diversos países, como China, Turquia e Portugal, recebeu Menção Honrosa do prêmio Bologna Ragazzi Digital Award, concedido pela Feira de Bolonha, o prêmio Jabuti e o selo Cátedra Unesco.
CRIS EICH
Cristina Carvalho, conhecida como Cris Eich, nasceu em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. É aquarelista e ilustradora atuante no mercado editorial há 30 anos. Suas aquarelas ilustram mais de 80 livros de literatura infantojuvenil de escritores como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Fernando Nuno, Sergio Caparelli, Leo Cunha e Roseana Murray, e outros títulos de sua autoria.
CLAUDIO FRAGATA
Nasceu em Marília, interior de São Paulo, em 1952. Ainda criança, mudou-se com a família para a capital. Vive em São Paulo há tantos anos que se considera paulistano. Formado em jornalismo pela Faap, trabalhou como editor da revista Recreio, na Editora Abril, e dos Manuais da Turma da Mônica, na Editora Globo. Com o tempo, passou a dedicar-se apenas à literatura e tem mais de trinta livros publicados. Em 2014, ganhou o Prêmio Jabuti com a obra Alfabeto escalafobético. Recebeu o selo Cátedra de Leitura da Unesco/PUC-RJ com o livro João, Joãozinho, Joãozito, que conta a infância do escritor João Guimarães Rosa. Em 2019, seu livro O tupi que você fala foi selecionado para a campanha Leia para Uma Criança, patrocinada pelo Banco Itaú. Tradutor e adaptador de obras importantes, como Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne, e Zero, pra que te quero?, de Gianni Rodari, Claudio divide seu tempo entre escrever e brincar com seus gatos Sushi, Filé e Mignon.
DANIEL BUENO
Ilustrador, artista gráfico, quadrinista e professor. Formato em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Daniel Bueno trabalha no meio editorial desde os anos 2000. Já ilustrou para mais de cinquenta revistas, para jornais como a Folha de S. Paulo e para livros publicados em diversas editoras. Ganhou vários prêmios no Brasil e em outros países.
DANIEL GOLTCHER
Curitibano que vive e trabalha em São Paulo, é formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pelo Istituto Europeo di Design. Trabalhou com publicidade em algumas das mais conceituadas agências de propaganda do país. Como escritor teve livros selecionados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
ERIKA ASTRONAUTA
Erika já trabalhou com fotografia, artes plásticas, direção de arte, motion design e designer de games. Mas sua grande paixão sempre foi o desenho e, depois de viajar por todos esses planetas, aterrissou no mundo da ilustração infantil. Formada em design gráfico no Centro Universitário Senac, em São Paulo, e em história da arte, no Institut d’Études Supérieures des Arts, em Paris, a ilustradora está cada vez mais mergulhada na literatura infantojuvenil. Já ilustrou vários livros e segue pesquisando novas técnicas que misturam maneiras convencionais, como giz pastel e pintura digital.
FERNANDA OZILAK
Mora na capital de São Paulo. Formada em Design, é ilustradora, designer e especialista em livros para a infância. Em 2018, ilustrou seu primeiro livro e não parou mais, cedendo à sua paixão pelos lápis e tintas. Tem interesse pelo objeto livro e as diversas possibilidades de trabalhar com a sua materialidade.
FÊ
Nasceu em Santos e, quando era pequeno, seus pais, imigrantes, lhe contavam histórias que alimentaram sua imaginação e alma criativa com afago e fantasia. Formado em Arquitetura e Comunicação visual, é iluscritor por vocação e paixão. Lápis de cor e pincéis sempre foram seus amigos inseparáveis na criação de desenhos e pinturas de lugares e personagens fantásticos e encantados. Recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Açorianos de melhor ilustração de livro infantil. Suas obras se destacam pela liberdade da composição, pela proporção emocional, pela fantasia e pelo encantamento e, nelas, Fê cultiva esse olhar da criança alegre, inventiva e livre.
FAW CARVALHO
Artista visual baiana, vive em Salvador. Tem a representatividade feminina e negra guiando o seu trabalho e nele combina memória e encanto para criar um cotidiano fantástico. Pós-graduada em Artes (EBA/UFMG), pesquisou o livro ilustrado e a leitura de imagens na arte-educação. Além de trabalhar como ilustradora, possui uma linha de papelaria autoral.
FLÁVIA BORGES
Nasceu na zona leste de São Paulo, em 1996, região em que mora até hoje. Ilustradora e quadrinista, em 2018, lançou de forma independente sua primeira história em quadrinhos que foi indicada em duas categorias no 35º Troféu Angelo Agostini (Melhor Lançamento Independente 2018 e Melhor Desenhista 2019). Além de fazer quadrinhos e livros, contribui com projetos publicitários e de produtos infantis. Suas temáticas favoritas para desenhar são narrativas reais ou fictícias que fujam de estereótipos.
FLÁVIA REIS
Escritora, poeta e cronista, nascida na cidade de São Paulo. Cursou Direito, se especializou em Teoria e Crítica e é mestre e doutora em Estudos Comparados de Literatura e Língua Portuguesa, pela USP, com pesquisas sobre literatura infantojuvenil. Tem livros selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, recebeu o prêmio Seleção Cátedra de Leitura da Unesco e foi finalista do Prêmio Jabuti.
GABRIELA ROMEU
É jornalista, documentarista, escritora e especialista em produção cultural para a infância e escreve sobre e para crianças há quinze anos. Em seus livros, busca criar pontes entre as diferentes realidades infantis através de temas relacionados ao imaginário infantil, ao brincar, aos costumes e tradições dessas práticas etc. Vencedora do Prêmio FNLIJ e do Jabuti, também recebeu o selo Cátedra Unesco.
HELÔ BARBI
Nasceu no interior de Minas Gerais, em 1989. Cresceu entre os livros de sua avó e as histórias contadas nas calçadas, ocupadas por pessoas e sonhos. Mais tarde, formou-se em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde encontrou o caminho da ilustração como forma de explorar as narrativas e os imaginários que permeiam as coisas ao seu redor. Há dez anos, colabora com os mercados de moda, publicitário e editorial. Em seu trabalho, gosta de misturar diversas técnicas manuais, como gravura, lápis, giz e colagem, com o digital.
IRENA FREITAS
Mora em Manaus (AM). É formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Ilustração pela Savannah College of Arts and Design. Em sua obra, a autora e ilustradora gosta de explorar situações cômicas e lúdicas, utilizando a natureza como um de seus temas recorrentes, por meio de um misto de técnicas: colagem, digital, nanquim e aquarela. Seus trabalhos já foram publicados pela Folha de S.Paulo, The New York Times, The Washington Post, BBC Brasil, entre outros.
ISABELA GUIZALBERTI
É ilustradora e muralista. As principais temáticas do seu trabalho perpassam a cultura popular brasileira — especialmente do interior de São Paulo — e o universo infantil, com animais, plantas e muita cor. Para Isabella, a pintura manual é uma imensidão de tintas, misturas e texturas. E o digital é uma infinidade de possibilidades.
JANAINA TOKITAKA
Formada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (USP), além de escritora de livros infantis e infantojuvenis, Janaina também é ilustradora e roteirista de audiovisual. Publicou seu primeiro livro em 2010 e, de lá para cá, já soma mais de quarenta publicações. Foi finalista do prêmio Jabuti e recebeu o selo Cátedra Unesco. Vive e trabalha em São Paulo, cidade em que nasceu.
JIM ANOTSU
Mineiro, escritor, palestrante e roteirista de cinema e de publicidade e TV. Começou a escrever aos dez anos e tem livros publicados em treze países. Suas obras ganharam prêmios como o CCXP Awards, na categoria Melhor Ficção, e o Prêmio Odisseia Fantástica. Também foi finalista do Jabuti e do Prêmio AEILIJ.
JOSÉ CARLOS LOLLO
Nascido na capital de São Paulo, é ilustrador e diretor de arte premiado, tendo trabalhado nas mais importantes agências de publicidade do país. Em parceria com a autora Blandina Franco, sua esposa, já publicou mais de cinquenta livros infantojuvenis. Ao longo da carreira, ganhou alguns prêmios, como o Jabuti e o selo Cátedra Unesco
KIUSAM OLIVEIRA
Nascida e criada na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, é pedagoga, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Escritora premiada, tem levado para todo o país a Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (LINEBEIJU).
KLEVERSON MARIANO
Paulistano, graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, atua como ilustrador profissional e professor desde 2011. Fez artes para livros, revistas, jornais e campanhas publicitárias, criando murais, personalizando objetos e ilustrando embalagens de diferentes tipos de produtos.
LAURA ATHAYDE
Nascida em Manaus, capital do Amazonas, mora atualmente em Belo Horizonte. Ilustradora, quadrinista e designer, teve trabalhos em publicações nacionais e internacionais. Ganhou o Troféu HQ Mix, o Prêmio Angelo Agostini e foi finalista do Prêmio Jabuti de Ilustração.
LAURENT CARDON
Nasceu na França, mas vive em São Paulo desde 1995. Formado em Animação pela escola Les Gobelins, em Paris, Laurent também é animador e ilustrador. Começou sua carreira como escritor de livros infantis no Brasil e, desde então, nunca mais parou. Ao todo, são mais de vinte obras publicadas. Além de prêmios nacionais, como o Prêmio FNLIJ e o Prêmio Brasília de Literatura, também recebeu os franceses Prix Cultura e Prix des Incorruptibles.
LAVÍNIA ROCHA
Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, é escritora, palestrante e professora de história. Começou a escrever aos 11 anos e tem diversos livros publicados para o público infantojuvenil. Foi ganhadora do prêmio Perestroika e finalista do prêmio Professor Porvir.
LEANDRO CARLONI
Com formação nas áreas de Administração e de Gestão Pública, se encontrou na Pedagogia. Nasceu em Franca, interior de São Paulo, e, além de escritor, também é supervisor do Centro de Convivência Infantil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Franca.
LÉO CUNHA
Doutor em Artes e mestre em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação. Nasceu em Bocaiúva, no interior do estado de Minas Gerais, mas mora em Belo Horizonte desde criança. Escritor, tradutor e jornalista, já publicou mais de sessenta livros para crianças e jovens. Pelas suas obras, recebeu importantes indicações, como os prêmios Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro e FNLIJ.
LORENA KAZ
Escritora, ilustradora e quadrinista, formou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio. Nasceu no Rio de Janeiro e, atualmente, vive e trabalha em São Paulo. Começou a ilustrar livros infantis em 2013 e a escrever os seus próprios livros em 2015. Recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e foi finalista do Prêmio Jabuti.
LUCAS ROCHA
Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mora atualmente em São Paulo. Bibliotecário e mestre em Ciência da Informação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), lançou livros juvenis, um deles publicado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Além de ser escritor, trabalha com a difusão de literatura para todas as idades e a formação de novos leitores.
LUCI SACOLEIRA
Nasceu em Fortaleza, no estado do Ceará, onde vive e trabalha. Formada em Arquitetura e Urbanismo. pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atua como artista visual desde 2011. Luci gosta de desenhar em vários suportes e experimentar técnicas diferentes. Participou de projetos de animação, como Animascópio, Um conto em cada canto e Todo mundo já foi pra Marte, e de festivais de arte urbana, como o Festival Concreto e o Além da Rua.
MACISTE COSTA
Nascido em Belém do Pará, é artista plástico, ilustrador e escritor de livros infantis e juvenis. Com diversas obras publicadas, inspira-se na cultura amazônica, sobretudo, em seus costumes, misticismos e encantarias.
MARCELO MALUF
Formado em Arte-Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Artes pela mesma instituição, Marcelo é escritor e professor de criação literária. Vive e trabalha em São Paulo, mas nasceu em Santa Bárbara d’Oeste, no interior do estado. Foi finalista dos prêmios APCA e Jabuti e venceu o Prêmio São Paulo de Literatura.
MADU COSTA
Mineira de Belo Horizonte, pedagoga especializada em arte-educação, é contadora de histórias, cantora, cordelista, poeta e escritora de literatura infantil. Com diversas obras publicadas no Brasil e em Moçambique, seu trabalho aborda temas raciais. Recebeu os prêmios Troféu Baobá e Zumbi de Cultura.
MARIA AMÁLIA CAMARGO
Nasceu em 1977, em Santos, no litoral paulista. Escritora e tradutora, formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou mais de trinta livros voltados para o público infantojuvenil. Além do selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), também teve suas obras indicadas para compor o Catálogo de Bolonha.
MATHEUS FURTADO
Ilustrador gaúcho, descobriu sua paixão pela arte digital durante a graduação em Arquitetura. Optou por dedicar-se exclusivamente à ilustração de livros infantojuvenis, encontrando sua verdadeira vocação. Cada página por ele ilustrada é um mergulho em um mundo de fantasia. Sua principal motivação é criar experiências visuais que cativam e estimulam a imaginação, transformando traços em narrativas envolventes.
NAT GREGO
Graduada em cinema e animação pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), cursa a pós-graduação O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos n’A Casa Tombada. Ilustradora e animadora, em 2022, uma de suas ilustrações foi selecionada para compor a capa do relatório do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) sobre povos indígenas e meio ambiente para a ONU, e seus curtas-metragens circularam em festivais de cinema como Celucine, Kinolab e MICINE. É apaixonada pelo mar, por literatura e acredita na força das imagens para contar boas histórias.
ORLANDELI
Walmir Américo Orlandeli é quadrinista e ilustrador. Passa boa parte do tempo tentando dar cara aos mundos e às criaturas que moram nas histórias. Publicou vários livros ilustrados, e alguns receberam prêmios, como Troféu HQMix, Angelo Agostini e CCXP Awards. Ilustrou também para diversos veículos da imprensa nacional, como Folha de S.Paulo e Superinteressante.
OTÁVIO JÚNIOR
Nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, no Complexo do Alemão. Além de escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral, Otávio é responsável por criar projetos de leitura em comunidades do Rio. Ganhou o prêmio Jabuti na categoria Infantil.
PAULA KRANZ
Depois do nascimento de sua primeira filha, Paula Kranz se aproximou da literatura infantil e passou a dedicar-se à carreira de ilustradora. Nascida em Londrina, cidade no norte do Paraná, formou-se em marketing e propaganda e especializou-se em fotografia pela Universidade Estadual de Londrina. Hoje, Paula tem mais de trinta livros publicados com suas ilustrações e busca novas técnicas para inovar ainda mais em seu trabalho.
PAULICA SANTOS
Graduada em Design pela Unesp, é artista visual, designer gráfica e ilustradora. Estudou Desenho na Royal Drawing School e trabalhou para a editora Wonderbly em Londres, onde morou por três anos. Ao longo de sua carreira, se especializou em temas como cultura e direitos humanos e ilustrou vários livros que exploram o rico universo afro-brasileiro.
RAFA ANTÓN
Ilustrador autodidata, Rafa Antón nasceu em Vigo, na Espanha. Já morou em Madri, em Munique e atualmente mora em São Paulo. Além de escrever e ilustrar livros infantis, trabalha para produtoras de cinema e de animação, outras de suas paixões, desenhando personagens, storyboards e cenários. Também desenha para revistas e obras de ficção, além de fazer character design e direção de arte para pequenas produções e projetos de desenhos animados. Em 2016, recebeu o Selo Cátedra 10 Seleção do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
RAQUEL MATSUSHITA
Designer gráfica, ilustradora e escritora, Raquel é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Design Gráfico, Cor e Tipografia pela School of Visual Arts, em Nova York. Pelas suas obras, recebeu prêmios importantes: dois prêmios Jabuti, Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, selo Cátedra Unesco e Prêmio FNLIJ. Nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha.
RENATA LOURENÇO
Pernambucana, formou-se em Economia, mas, como a paixão pela literatura infantojuvenil esteve sempre muito presente em sua vida, decidiu estudar Ilustração na Usina de Imagens. Desde então, já ilustrou alguns livros e participou da produção de uma animação. Gosta de trabalhar com uma variedade de técnicas, misturando tinta acrílica, guache, lápis, carimbo e colagens.
RICARDO BENEVIDES
Nasceu no Rio de Janeiro. É escritor, músico, professor universitário e doutor em Literatura Comparada pela Uerj, onde também leciona. Em 2000, lançou seu primeiro livro para o público infantil, pelo qual recebeu o prêmio de Autor Revelação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2005, foi finalista do Prêmio João-de-Barro e, em 2006, do Prêmio Jabuti. Atualmente, divide o tempo entre a escrita, a docência e a guitarra, tocando em bandas de rock e em blocos de carnaval.
RODRIGO VISCA
É ilustrador, artista visual e autor. Foi colaborador do jornal Folha de S.Paulo entre 2005 e 2021. Suas ilustrações já foram publicadas em diversas revistas e livros literários. Em 2022, Visca foi finalista da seleção da Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair).
SANDRA LAVANDEIRA
Nascida em Buenos Aires, na Argentina, Sandra mora no Brasil há mais de dez anos. Começou a estudar desenho e histórias em quadrinhos ainda criança. Ilustrou dezenas de livros publicados em países da América Latina e da Europa. Já deu aulas de HQs para crianças e adolescentes e colaborou com alguns projetos educacionais.
SILVANA TAVANO
Escritora e jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), estreou na literatura depois de anos à frente de editoriais de revista. Desde 2004, lançou diversos títulos voltados para o público infantojuvenil. Foi premiada com o João-de-Barro de Literatura para Crianças e finalista do prêmio Jabuti. Nasceu em São Paulo, onde trabalha e vive.
SOCORRO ACIOLI
Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é jornalista, escritora e professora do curso de pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor). Nascida em Fortaleza, no Ceará, foi a única brasileira selecionada para a oficina de roteiros do escritor colombiano Gabriel García Márquez, em 2006. Ganhou o prêmio Jabuti na categoria Infantil e foi finalista do Los Angeles Times Book Prizes. Também recebeu três vezes o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
SUZANE LOPES
Vive na Bahia, na região metropolitana de Salvador. Ilustradora, escritora e designer. Ilustrou livros infantis, jornais, revistas e campanhas publicitárias. Em seus trabalhos, perpassa por diferentes técnicas, impressas e digitais. Ganhou o Prêmio Jabuti e o Selo Cátedra UNESCO de Literatura, ambos em 2023.
SYLVAIN BARRÉ
É autor, ilustrador, diretor de arte, pintor e animador, atuando há mais de três décadas no mercado de produção visual. Nascido no norte da França, adotou o Brasil como lar, criando a produtora de animação Citron Vache. Ganhou o MTV Video Music Brasil (VMB), o prêmio Caboré e o Festival do Minuto. Possui uma diversidade de trabalhos voltados ao público infantojuvenil, que vai desde séries vinculadas a TV Cultura e Nickelodeon, videoclipes para grupos musicais, como Pé de Sonho e Palavra Cantada, e publicações literárias.
VANA CAMPOS
Nasceu em São Paulo, em 1976, e mora em Taubaté, no interior do estado. É escritora, ilustradora e psicóloga, tem mais de vinte anos de experiência clínica voltada à crianças e adolescentes. Dedica à literatura infantojuvenil, tem diversos livros publicados.
VERIDIANA SCARPELLI
Nasceu em São Paulo, cidade onde mora até hoje. Formada em arquitetura, atua como ilustradora há 15 anos. Ilustrou revistas, jornais e mais de trinta livros. Foi três vezes finalista do Prêmio Jabuti e teve seu trabalho exposto durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, em 2014, e na Bienal Internacional de Bratislava, em 2021.
VITOR HIMA
Nascido e criado em São Paulo, formou-se em Rádio e TV e trabalhou por alguns anos como produtor audiovisual, antes de decidir se tornar ilustrador. Seu trabalho com a arte tem como característica as linhas grossas e irregulares, cores sólidas e o uso de diferentes texturas. Seu estilo é bastante influenciado por desenhos animados, quadrinhos independentes, grafite e o movimento Pop Art.